Faixa Atual

Título

Artista

Covid-19: Aparente estabilização do Norte “não diminui risco”

Escrito por em Janeiro 15, 2021

A aparente “estabilização” da região Norte em cerca de 3.000 casos diários do novo coronavírus na última semana “não diminui o risco”, afirmou hoje um especialista da Universidade do Porto, alertando que vários fatores podem alterar a tendência.

“Nesta última semana, tem havido uma certa estabilização, mas não é de todo uma situação confortável porque, além de estarmos num patamar de incidência elevada, existem regiões cujo crescimento tem sido elevado”, afirmou Óscar Felgueiras, matemático especialista em epidemiologia da Universidade do Porto.

Em declarações à agência Lusa, o especialista afirmou que a região Norte, cuja taxa de incidência ascende aos 1.019 novos casos por 100 mil habitantes, parece, na última semana, ter “estacionado no patamar dos 3.000 novos casos diários” de infeção pelo SARS-CoV-2.

“É um patamar um pouco abaixo do registado em novembro”, disse, alertando que, apesar de o Norte registar “menos internados e menos óbitos” quando comparado a outras regiões do país, a positividade têm aumentado.

Óscar Felgueiras salientou ser “grande a incerteza” associada à evolução da pandemia da covid-19, não só na região Norte, onde “não é claro o que vai acontecer daqui em diante”, mas também no resto do país.

“Estamos numa situação particularmente complicada a todos os níveis”, salientou o especialista, enumerando alguns fatores que podem, nas próximas semanas, contribuir para o aumento da incerteza.


Faixa Atual

Título

Artista