Faixa Atual

Título

Artista

Adiado “sine die” julgamento do vereador da Trofa Pinto Ribeiro

Escrito por em Outubro 20, 2020

O julgamento do vereador da Câmara da Trofa Renato Pinto Ribeiro, acusado por alegado desvio de verbas, foi adiado porque o arguido se encontra em isolamento profilático e, dado que o seu advogado refere que o político “pretende comparecer” em tribunal.

A audiência, marcada para ontem, dia 19, no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, foi adiada ‘sine die’ (sem data) devido ao isolamento profilático do vereador, depois de “vários casos” de infeção pelo novo coronavírus terem sido detetados na Câmara Municipal da Trofa.​​​​​​

Os membros do executivo estão desde domingo em isolamento profilático preventivo.

De acordo com um comunicado da câmara da Trofa, a decisão foi tomada pelo delegado de saúde do concelho, que continuará a acompanhar a situação.

O arguido estará envolvido num processo de alegado desvio de 60 mil euros. Em causa, uma alegada “falta de fiscalização” das “verbas públicas atribuídas pela autarquia para obras de manutenção do Complexo Desportivo da Paradela”, acabando o dinheiro “desviado para ampliação de uma casa particular”, de acordo com fonte judicial.

Na acusação, o Ministério Público pede a perda de mandato do vereador, à data dos factos, em junho de 2014, com o pelouro do Desporto naquela autarquia. Renato Pinto Ribeiro detém atualmente os pelouros da Cultura e Turismo na Câmara da Trofa.

A presidente do coletivo de juízes considerou válida a falta do arguido. Também o procurador do Ministério Público afirmou não se opor ao adiamento da sessão. Tendo em conta que o arguido, um dos sete envolvidos no processo, se encontra em isolamento profilático, o coletivo de juízes disse não conseguir “prever data” para o início do julgamento, ficando adiado “sine die”.
 


Faixa Atual

Título

Artista