A chuva forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada, queda de neve e temperaturas baixas, regressa amanhã a Portugal continental
“Na quinta-feira temos a chegada da precipitação mais frequente e intensa a todo o território. Começa de manhã mais fraca, intensifica durante a tarde e estende-se gradualmente das regiões do litoral para o interior”, disse à Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Jorge Ponte.
De acordo com Jorge Ponte, para a sexta-feira está prevista chuva generalizada por todo o território que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada e queda de neve acima dos 1.100 metros de altitude.
“No sábado esperamos alguns aguaceiros que diminuirão de frequência e de intensidade e no domingo deverá ocorrer chuva, mas já menos frequente”, disse.
Quanto ao vento, o meteorologista do IPMA referiu que na terça-feira o dia foi marcado por muito vento e hoje vai continuar, mas irá enfraquecer ligeiramente.
“Hoje ainda vamos ter bastante vento, a temperatura vai descer ligeiramente e vai-se acentuar e a sensação térmica vai ser baixa por causa do vento”, indicou.
Quanto às temperaturas, Jorge Ponte adiantou que estas têm vindo a descer nos últimos dias e vão continuar relativamente baixas na sexta-feira, que será o dia mais frio.
“Sexta-feira vai ser dia mais frio com máximas que podem ser inferiores a 10 graus no interior norte e centro e não devem superar os 14/15 graus na zona de Lisboa. Podem chegar aos 16 e 17 graus no Algarve. No fim de semana deverão começar a subir ligeiramente”, realçou.
O meteorologista adiantou igualmente que as temperaturas mínimas também vão estar baixas, podendo chegar aos 0 graus no interior norte e centro e aos 10 no litoral.
“Está previsto um novo episódio de chuva para o início da próxima semana, mas ainda com alguma incerteza. Carece de melhor avaliação”, disse.