Um menino indiano de sete anos deu entrada num hospital na cidade de Chennai, sul da Índia, com dores fortes no maxilar. Após uma radiografia, os médicos descobriram que a criança tinha 526 dentes a crescer na boca.
A chefe da especialidade de Patologia Oral e Maxilofacial do hospital, Prathiba Ramani confirmou à CNN que quando foi realizada a radiografia os médicos depararam com uma “cavidade embutida no maxilar inferior cheio de dentes anormais”.
“Um total de 526 dentes com tamanhos variáveis entre 0,1 milímetros e 15 milímetros. Mesmo o mais pequeno tinha coroa, raiz e esmalte”, acrescentou.
“Sob anestesia geral, perfurámos o maxilar a partir do topo. Não quebrámos o osso lateral, o que significa que não foi necessária cirurgia de reconstrução. O saco foi removido. Pode-se pensar nisso como uma espécie de balão com pequenos pedaços dentro”, detalhou P. Senthilnathan, chefe do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial do hospital.
A cirurgia, que decorreu há cerca de um mês, demorou entre quatro a cinco horas e a criança, agora com 21 dentes, teve alta três dias depois da operação. Os médicos garantem que a criança vai recuperar totalmente.
(Fonte: RTP.pt)