Escolas da Trofa com novas salas de estimulação sensorial para crianças com necessidades especiais
Escrito por Administrador em Abril 15, 2024
A Câmara Municipal da Trofa encontra-se na fase final da criação de duas salas de estimulação sensorial – snoezelen, uma sala em cada agrupamento de escolas locais, nomeadamente na Escola Básica de Castro e na Escola Básica de Finzes.
Integrado no plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva, a Câmara Municipal está a criar duas Salas de Estimulação Sensorial (snoezelen), uma sala em cada agrupamento de escolas locais.
O conceito de sala multidisciplinar Snoezelen proporciona conforto através do uso de uma grande quantidade de estímulos sensoriais controlados, que podem ser usados de forma individual ou combinada, e que vão desde os efeitos de sons e notas musicais a efeitos de luz, passando pela estimulação tátil e pelos aromas.
O ambiente proporcionado é seguro e promove autocontrolo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. Este ambiente multissensorial, permite estimular os sentidos primários – tato, paladar, visão, audição e olfato – sem recorrer às capacidades intelectuais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não diretivas.
As Salas dos Sete Sentidos funcionarão na EB de Castro e na EB de Finzes e estarão dotadas de um ambiente versátil e adaptável a diferentes contextos, desde terapias para utilizadores com necessidades específicas, momentos de relaxamento e autoconhecimento até ambientes educacionais.
Pretende a autarquia trofense que as salas estejam disponíveis para os alunos com necessidades educativas especiais do concelho, bem como para utentes das IPSS´s locais.
“É mais um passo na Inclusão, desde o início deste ano letivo que a aposta da Câmara Municipal é na melhoria das condições dos nossos alunos, pessoal docente e não docente. Recentemente, abrimos as Salas do Futuro e agora estamos a terminar as Salas Snoezelen.” salienta Sérgio Humberto, presidente da Câmara da Trofa.
A autarquia acrescenta em nota de imprensa que, para além da criação das Salas Snoezelen, a Câmara da Trofa arrancou este ano letivo com o Projeto “Desafios em Férias”, que visa a criação de uma resposta efetiva às necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nos períodos de interrupção letiva – através de um conjunto de atividades diferenciadas e inclusivas.
(Foto: pexels)