Circulação interconcelhia

O Governo está a estudar a possibilidade de endurecer o controlo da circulação entre concelhos em todo o país para os fins de semana alargados dos feriados de 1 e 8 de dezembro, de modo a evitar os encontros familiares numa altura em que se espera um pico de internamentos por covid.

As exceções podem abranger quem trabalha e estuda, salvaguardando-se ainda os direitos políticos, de modo a garantir a realização do congresso do PCP. Em cima da mesa estará ainda a eventualidade de antecipar em uma semana as férias escolares do Natal.

O rigor das medidas irá depender, em parte, daquilo que os epidemiologistas apontarem como cenários expectáveis da pandemia, esta quinta feira na reunião do Infarmed, em Lisboa. O encontro acontece horas antes do Conselho de Ministros que pode decidir o escalonamento para três níveis do recolher obrigatório deste fim de semana, consoante a gravidade da infeção, tal como António Costa pediu à ministra da Saúde que fizesse. Isso significará o aligeirar das medidas em 160 concelhos.