O Comando Territorial da GNR do Porto, através dos Núcleos de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel e Matosinhos, deteve, no dia 30 de março, três homens com idades entre os 26 e os 43 anos, por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes, no concelho de Matosinhos.
No âmbito de uma investigação por diversos furtos em estabelecimentos comerciais e em veículos, que teve a duração de cerca de um ano, os militares da Guarda localizaram e identificaram os suspeitos.
A Guarda informa, em nota de imprensa, que “os suspeitos operavam em rede, através de uma estrutura organizada que se dedicava a furtos de malas, carteiras, vestuário e a furtos em veículos pesados de transporte de mercadorias. Posteriormente comercializavam os artigos subtraídos a potenciais revendedores”.
No seguimento da ação policial, foram realizadas cinco buscas domiciliárias e quatro buscas em veículos, tendo sido possível apreender uma quantidade considerável de droga: 1.248 doses de haxixe e 218 doses de canábis.
Foram também apreendidos os seguintes materiais: duas balanças digitais; quatro armas de fogo; 128 munições; 50 malas de diversas marcas conhecidas no mercado; 18 perfumes; um berbequim; uma bolsa com diversos objetos de programação de automóveis; dois sacos forrados com prata; 18 peças de artigos de vestuário; um telemóvel.
Os suspeitos, todos com antecedentes criminais por crimes da mesma natureza, foram detidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Maia e ao Tribunal Judicial de Penafiel.
Sobre um dos suspeitos pendia mandado de detenção, para cumprimento de pena efetiva de oito anos, pelo que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Custóias.
A ação contou com o reforço da Polícia de Segurança Pública.