Faixa Atual

Título

Artista

Hospitais retomaram toda a atividade e alguns ultrapassaram níveis antes da pandemia

Escrito por em Maio 13, 2021

Após o cancelamento de mais de um milhão de consultas e de 150 mil cirurgias devido à covid-19, os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia.

O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), que inclui o Hospital de São João, referiu que “a partir do final de abril de 2020 foi retomada a atividade” e que esta “não voltou a ser suspensa na totalidade”.

“Uma das preocupações principais após a primeira vaga foi precisamente a de manter toda a atividade assistencial a doentes não covid-19, equilibrando com a resposta a doentes com covid-19 e apoiando todos os hospitais que necessitavam de ajuda, recebendo mais de 1.000 doentes de outras instituições hospitalares, de Norte a Sul do país”, refere a informação fornecida pelo centro hospitalar.

O CHUSJ acrescenta que a lista de espera para a consulta externa e para a cirurgia, comparativamente a abril de 2020, reduziu-se em cerca de 50%, sendo a mediana de espera inferior a 40 dias para ambas as dimensões.

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho indicou, por seu turno, que “apenas 14,1% dos pedidos na lista de espera da consulta, aguardam há mais de seis meses”, enquanto em janeiro de 2020 tinham aproximadamente 39%.

“A atividade cirúrgica segue a mesma tendência. Nos últimos dois meses [março e abril], realizamos em média mais 500 cirurgias por mês, do que em igual período de 2019”, descreveu.

A Oftalmologia e Ortopedia são as especialidades com maior número de pedidos em espera em Gaia, enquanto no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, são a Cirurgia Geral e Ortopedia.


Faixa Atual

Título

Artista