Investigador natural de Alvarelhos vence Prémio REN
Escrito por admin em Dezembro 28, 2020
João Ramos, natural do concelho da Trofa e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, venceu o Prémio REN, no valor de 25 mil euros.
Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela FEUP — tal como o resto dos investigadores que compõem o pódio do Prémio REN —, está no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) a explorar uma solução para armazenar energia num painel fotovoltaico.
Além da formação académica em Engenharia Eletrotécnica, João Ramos, com 26 anos, tem ainda o curso de aviação comercial.
Natural de Alvarelhos venceu o Prémio REN, que distingue as melhores teses de mestrado no âmbito da energia. João Pedro Graça Ramos deu nas vistas com a investigação relacionada com “Conversão de energia de geração fotovoltaica com inércia sintética”.
O objeto de estudo de João Ramos foi o “inversor”, mecanismo que, num sistema fotovoltaico, é responsável por “transformar a corrente direta (estrutura) em corrente alternada (rede energética)”. A tecnologia aplicada traduz-se na utilização da pequena quantidade de energia armazenada nos condensadores já existentes nos inversores para ajudar o sistema a retomar a velocidade.