Faixa Atual

Título

Artista

Investigadores da Universidade do Porto procuram mulheres saudáveis para estudar causas de abortos

Escrito por em Maio 21, 2024

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão a recrutar mulheres saudáveis, em idade reprodutiva, sem história de abortos recorrentes e com pelo menos um filho, para estudar as perdas gestacionais recorrentes sem causa identificada.

O estudo e tese de doutoramento está a ser realizado por Diane Vaz e pretende contribuir para a melhor compreensão, diagnóstico e direcionamento das mulheres que sofrem de abortamentos recorrentes. Este trabalho de “afunilamento” visa dar respostas para “uma condição extremamente impactante para mulher e para o casal”.

A perda gestacional ou o abortamento recorrente – termo científico – é caracterizada pela perda de duas ou mais gravidezes consecutivas até às 24 semanas de gestão.

A perda recorrente de gravidez afeta cerca de 5% das mulheres grávidas em todo o mundo e estima-se que cerca de metade dos casos permaneçam sem explicação.

No sentido de iniciar esta investigação, a equipa da FMUP está a recrutar mulheres saudáveis, em idade reprodutiva, sem história de abortamentos recorrentes e com pelo menos um filho, que vão constituir “o grupo de controle” e servir de base de comparação com um outro grupo com diagnóstico de abortamentos recorrentes.

As voluntárias, assegura a equipa de investigadores, não serão submetidas a qualquer teste invasivo, isto é, a uma biopsia ao endométrio. É apenas solicitada a colheita de amostras de fluido menstrual.

Estas amostras, que serão obtidas através de um copo menstrual disponibilizado gratuitamente, vão comparar células epiteliais do endométrio de mulheres saudáveis com as de mulheres que sofreram perdas recorrentes de gravidez, estas últimas recrutadas através da colaboração com o serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Para garantir resultados sólidos, a investigadora estima que sejam necessárias pelo menos entre 15 e 20 mulheres, por cada grupo.

 

(Foto: pexels)


Faixa Atual

Título

Artista