PR promulga diploma que executa certificado digital europeu em Portugal
Imagem Paulo Novais / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar esta segunda-feira à tarde, em Lisboa, a sua decisão sobre uma recandidatura ao cargo de Presidente da República.
O atual Chefe de Estado já tinha dito estar à espera da intervenção no quadro do estado de emergência para, depois, decidir e comunicar se é ou não candidato a um novo mandato. O jornal i avançava esta segunda-feira que o esperado anúncio de Marcelo será feito esta tarde numa livraria em Lisboa.

“Tenho recebido várias pressões, de diversa natureza, e nas últimas semanas, mesmo quem recolha assinaturas e envie cartas. Mas a decisão é minha”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no início de dezembro.

Marcelo sempre fez depender a decisão de uma eventual recandidatura do seu estado de saúde. Em entrevista à RTP, no início de novembro, o Chefe de Estado explicou que os portugueses o elegeram para ser Presidente até ao final do mandato e não para ponderar eventuais recandidaturas. “Até 9 de março continua a pandemia e tenho a obrigação de ser Presidente e não fazer cálculos eleitorais”, afirmou, garantindo que ainda não tomou a decisão.