Matosinhos e Lipor implementaram o projeto Dose Certa em oito restaurantes
Escrito por admin em Junho 4, 2021
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Lipor implementaram o projeto Dose Certa no Restaurante Mercado. É o oitavo estabelecimentos com o este reconhecimento.
O projeto foi complementado com o levantamento das práticas circulares que o espaço adotou desde a sua génese. O conceito é muito simples: consumir a maioria dos bens a partir do próprio Mercado Municipal e aproximar o consumidor à dinâmica do espaço e à cultura e tradição de Matosinhos.
O Dose Certa é implementado em restaurantes e em cantinas (escolares/universitárias e empresariais). O que se pretende é avaliar o potencial de redução do desperdício de alimentos, durante a sua confeção e/ou que são deixados no prato do cliente, e criar um “menu sustentável”. As práticas de compra, confeção, empratamento e de encaminhamento de resíduos são analisadas e, se necessário, são sugeridas ações de melhoria e de comunicação/sensibilização ou reconhecidas as boas práticas.
Todo o projeto conta com a parceria da Associação Portuguesa de Nutrição para a sensibilização e formação dos técnicos para hábitos alimentares mais sustentáveis. Envolver as equipas nas pesagens do desperdício alimentar e dos resíduos alimentares é uma ferramenta de envolvimento e de compromisso essencial para a perceção do problema.
Do trabalho que tem sido realizado no âmbito deste projeto, foi já possível retirar algumas conclusões e dados importantes. Por cada refeição servida, são desperdiçados 80 gramas; a interação com o cliente, desde o ouvir a aconselhar, é uma estratégia simples e eficaz para a mudança de comportamentos.
O conceito “Do Mercado para a Mesa” é um exemplo de economia circular e de aproximação entre o comércio local e o próprio consumidor.