Morreram mais dois idosos nos lares da Ordem de S. Francisco em Vila do Conde
Escrito por admin em Janeiro 8, 2021
Subiu para 11 o número de idosos que morreram na sequência do surto de covid-19 nos lares da Ordem Terceira de S. Francisco, em Vila do Conde. Ainda assim, a direção acredita que “o pior já passou”.
Dos 87 infetados (entre utentes e funcionários) contabilizados no final do ano, vários recuperaram e contam-se agora 37 casos positivos (27 utentes e 10 funcionários). As visitas continuam suspensas e todos os idosos estão isolados nos quartos.
O surto, recorde-se, foi detetado na semana antes do Natal, após o teste positivo de uma das funcionárias. A Ordem recorreu aos testes rápidos e adotou medidas de isolamento. Dos 80 utentes, 53 estavam infetados. Dos 164 funcionários, 34 deram positivo para Covid-19. Na semana entre o Natal e o Ano Novo, morreram nove utentes.
Esta semana, morreram mais dois idosos.
Apesar de agora mais controlada, a situação chegou a ser muito difícil, devido à falta de pessoal para assegurar o serviço. Na última semana de dezembro a Câmara Municipal conratou 18 trabalhadores temporários, aos quais se juntaram mais três cedidos pela Cruz Vermelha.
Dos cinco lares da instituição, apenas S. Francisco e Santo António registaram casos. S. Clara e S. Domingos (dois lares mais pequenos nas imediações do edifício sede) e S. João (em Azurara) não registaram, até agora, qualquer infetado.