Peça de Alberto Carneiro teve honras de exibição na UNESCO em Paris
Escrito por Administrador em Abril 23, 2025
A obra “Metáforas da água ou as naus a haver por mares nunca de antes navegados”, propriedade do município de Santo Tirso, foi cedida pelo Centro de Arte Alberto Carneiro para integrar a exposição “Onde terá segura a curta vida: Camões e a vida como viagem”.
O Centro de Arte Alberto Carneiro cedeu, a título de empréstimo, uma das principais obras do seu acervo para integrar a exposição temporária no âmbito das comemorações oficiais do 5º Centenário de Camões, que teve lugar na sede da UNESCO, em Paris, entre 11 e 21 de abril. O projeto é da autoria do arquiteto Francisco Aires Mateus e, o comissariado, de Paulo Pires do Vale, Filipa Oliveira e Anísio Franco.
A obra “Metáforas da água ou as naus a haver por mares nunca de antes navegados” foi produzida entre 1993 e 1994, a partir de madeira de tola, mogno e ocomé e materializa as principais premissas artísticas do autor, que, através da sua estreita e profunda ligação com a natureza, concebeu peças que transparecem simultaneamente simplicidade e excecionalidade.
Esta é uma obra particularmente representativa do que o artista designou como “acontecimentos-esculturas”, em que a árvore se torna linha-desenho tridimensional numa busca da transparência, da leveza e do sempre presente rigor conceptual.
(Foto CM Santo Tirso)