Faixa Atual

Título

Artista

Projeto Rekindle a re-encantar os professores com mais de 50 anos

Escrito por em Agosto 12, 2019

Um grupo de 20 professores da Maia com mais de 50 anos frequentaram um curso, inserido no projeto Rekindle 50+, que tem por objetivo, nada mais nada menos, que motivar os docentes para as novas formas de aprendizagem com tecnologia e que estavam um pouco desencantados com a sua carreira docente.

Este é um projeto que está relacionado com o SUPERTABi, outro projeto na Maia, que já funciona numa sala de cada um dos sete agrupamentos do concelho, no âmbito do 1º ciclo. Os alunos aprendem com recurso à tecnologia e são o centro do conhecimento e da aprendizagem, cabendo ao professor a função de mediador e orientador.

O dinamizador do SUPERTABi, Marco Bento explica que o projeto Rekindle 50+ tem o propósito de voltar a encantar os professores mais velhos para a sua carreira.

“Reunimos uma turma de professores que se enquadrassem neste perfil – mais de 50 anos e desencantados com a sua carreira – e o que andamos a fazer foi encantá-los usando a tecnologia para esse fim. Durante um ano demos formação e eles estão encantadíssimos, devo dizer. Foi pegar no modelo SUPERTABi e replicá-lo para níveis de ensino diferentes, ou seja, 2º e 3º ciclos e secundário. São níveis onde já não há a mono-docência e isso implica outro tipo de interações. Os resultados são satisfatórios”, assegura Marco Bento.

O Rekindle 50+ está a ser implementado junto de professores dos agrupamentos de escolas da Maia e de Gonçalo Mendes da Maia, onde se iniciou o SUPERTABi. É que este segundo projeto vem colmatar outra situação, no seguimento da aplicação do primeiro, como explica Marco Bento: “quando percebemos que os alunos que concluíram o 1º ciclo no projeto SUPERTABi e avançaram para o 5º e 6º ano, percebemos que havia ali alunos que aprendiam de forma diferente, mas que se confrontavam com professores desconfortáveis com a forma de abordar aquele novo tipo de aluno. Para colmatar isso, fomos buscar esses professores e colocá-los dentro do processo, dando-lhes também ferramentas para poderem dar uma acompanhamento mais personalizado a esse tipo de alunos que lhes chegou.”

O facto de o projeto centrar-se nos docentes acima de 50 anos, prende-se com o facto provado de os professores se sentirem desencantados com o prosseguimento da carreira e, por outro lado, tem a ver com a parte física, em que é sabido que começa a haver algumas falhas fisiológicas a partir dos 50 anos, o que deixa os docentes mais desmotivados, esclarece Marco Bento.
O próximo patamar do SUPERTABi é dobrar o número de salas no próximo ano letivo e passar a funcionar em 14 salas dos agrupamentos do concelho.

O projeto Rekindle 50+ estará presente no encontro de setembro para a sua divulgação como mais um projeto inédito que acontece no concelho da Maia, a exemplo do SUPERTABi, e “dar-lhe também alguma visibilidade”, conclui Marco Bento.


Faixa Atual

Título

Artista