PSD de Santo Tirso defende parceria público-privada com a Santa Casa de Misericórdia
Escrito por Administrador em Agosto 30, 2024
O PSD de Santo Tirso quer uma parceria publico-privada com a Santa Casa da Misericórdia (SCM) local. Em comunicado, os social-democratas dão conta de uma reunião efetuada nesse sentido, entre o presidente do PSD local Ricardo Pereira e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santo Tirso, José Pinto.
O PSD fala dos constantes encerramentos do serviço de urgências do hospital de Santo Tirso, e Ricardo Pereira referiu que “uma das soluções colocadas em cima da mesa passa pela criação de uma parceria público-privada com a Santa Casa para mitigar os problemas que têm vindo a público e que têm criado um sentimento de apreensão e insegurança nos munícipes”. Dá ainda conta que foi solicitada uma reunião com caráter de urgência com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, “para resolvermos estas e outras questões relacionadas com esta área vital para todos no Município de Santo Tirso”, recordando o que o PSD Santo Tirso sempre defendeu a construção de uma nova unidade hospital em Santo Tirso, com todas as valências e capaz de atender, de forma eficaz, os municípios vizinhos.
“O nosso concelho merece ter serviços de saúde gratuitos e que respondam adequadamente às necessidades da sua população, agora e no futuro. Por isso, o PSD propõe a constituição de uma parceria público-privada com a SCM de Santo Tirso, uma instituição com vasta experiência nos setores social e da saúde”, refere o PSD em comunicado e acrescenta que a SCM “é um parceiro crucial para a manutenção em funcionamento não só do serviço de urgências no nosso hospital, mas também para melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentando e recuperando valências entretanto perdidas”. Ricardo Pereira explicou que “esta parceria permitirá não só garantir a continuidade dos serviços de urgência, mas também preparar o terreno para o futuro, onde a nova unidade central consiga integrar-se numa rede de cuidados de saúde eficientes e acessíveis”. “Cremos que o atual governo compreende a gravidade da situação e nos apoia nesta solução, que visa preservar os serviços de saúde no nosso concelho”, referiu o líder social democrata.
“Como sabemos, o PSD Santo Tirso, defende, a construção, na próxima década, de uma nova unidade central de saúde capaz de abranger cerca de 300 mil habitantes. Embora reconheçamos a importância de uma infraestrutura moderna e abrangente, não podemos aceitar que, entretanto, as necessidades imediatas dos tirsenses sejam negligenciadas”, referiu Ricardo Pereira, que encara “sem surpresa” a “inércia do atual presidente da Câmara, até porque reside num município gerido pelo PSD”.
O comunicado termina com uma promessa: “O PSD de Santo Tirso vai continuar a lutar contra o encerramento temporário da urgência! O PSD Santo Tirso vai continuar a trabalhar para que esta parceria público-privada se torne uma realidade, para proteger e melhorar o acesso aos cuidados de saúde em Santo Tirso”.