A Agência da Curta Metragem celebra, pelo oitavo ano consecutivo, O Dia Mais Curto, com sessões de curtas-metragens de norte a sul do país, ao longo do mês de dezembro.
Estas sessões realizam-se nos mais variados lugares de projeção – cinemas, bibliotecas, escolas, televisões, transportes públicos, entre outros em 19 localidades, entre elas Barcelos, Guimarães, Ovar, Porto, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão.

Há cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais.
Este ano o destaque vai para a obra de Regina Pessoa, que se tornou num dos nomes mais reconhecidos do cinema de animação internacional, com o programa “Quatro Janelas Discretas Para o Mundo de Regina Pessoa”.

Este programa, que tem a duração de 37 minutos, permitirá ao espectador assistir à evolução da obra da autora ao longo dos vinte anos que decorrem desde a estreia do seu primeiro filme, “A Noite” (1999) até ao mais recente, “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, que recebeu em Janeiro deste ano o Annie Award atribuído pela divisão de Hollywood da ASIFA, esteve ainda na shortlist dos prémios da Academia e está nomeado para os European Film Awards na categoria de curta-metragem.

“Quatro Janelas Discretas Para o Mundo de Regina Pessoa” será apresentado, diariamente, a partir de 17 de dezembro, no Cinema Trindade (Porto) e contará com a presença da realizadora, no dia 21 de dezembro, seguindo-se uma conversa com Manuela Azevedo (Clã).