A Maia foi escolhida para a apresentação oficial das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. O programa da RTP decorreu em direto da Quinta dos Cónegos, no dia 8 de julho.

A 10ª edição das 7 Maravilhas de Portugal apresenta este ano o tema da Nova Gastronomia, tendo sido conduzido por Sónia Araújo e Carlos Malato.

Os dois apresentadores foram revelando os pratos a concurso, bem como projetos e talentos locais.  Um dos talentos participantes foi, logo a abrir a emissão, o Rancho Regional de São Salvador da Folgosa.

Coube a Mário Aguiar, guia na Quinta dos Cónegos, contar um pouco da história deste espaço, que remonta ao séc. XVIII.

Naturalmente que o programa abordou um dos projetos turístico-gastronómicos mais emblemáticos na Maia desde a sua apresentação no ano passado, a MALGA.

Houve ainda ocasião para a reportagem com José Araújo, um dos maiores produtores de manjericos do nosso país, atualmente o presidente da Junta de Pedrouços.

As 7 Maravilhas da Nova Gastronomia vão decorrer nos próximos meses. De um conjunto de 140 finalistas, serão escolhidos os melhores sete em diferentes categorias: petiscos, vegetariano, vegano, peixe e maricos, carne, cozinha molecular e doçaria.