Santo Tirso é o município com maior número de microchips colocado em animais
Escrito por Administrador em Junho 3, 2024
O Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso identificou eletronicamente 1622 animais, durante o ano passado.
Com a colocação de 1622 microchips, durante o ano de 2023, mais 41 do que no ano anterior, Santo Tirso foi o município que melhor desempenho obteve no âmbito da identificação eletrónica dos animais de companhia, segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Segundo os dados do Relatório Anual da Atividade dos Centros de Recolha Oficial, divulgados pelo ICNF, o município ficou em quarto lugar no que diz respeito ao número de animais adotados, registando 831 adoções.
A associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso contribuiu para o aumento significativo do número de adotados, uma vez que foi responsável pela entrega responsável de 33 animais.
Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, “a evolução do número de adoções e a crescente aposta do município na esterilização e na identificação eletrónica são fundamentais para o trabalho que tem sido desenvolvido no concelho em prol do bem-estar animal”.
Em termos de vacinação antirrábica, que se assume também como uma prioridade para Santo Tirso, foram vacinados 620 animais no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses. A Câmara Municipal promove, anualmente, uma campanha de vacinação de animais em todas as freguesias que arranca no mês de junho.
(Foto: CM Santo Tirso)