ecopontos na trofa

Os munícipes da Trofa têm, desde o passado mês de dezembro, 60 novos contentores para separação de resíduos, espalhados por todo o concelho.

Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal em parceria com a Trofáguas e a Resinorte, corresponde a um conjunto de 20 novos ecopontos disponíveis nas diferentes freguesias. A Trofa é assim, dos concelhos portugueses com melhor rácio de ecopontos disponíveis por número de habitantes.
 
“A colocação de mais ecopontos pelo concelho era algo que urgia ser feito, muito também pela necessidade de dar resposta aos diferentes pedidos dos moradores. É muito importante continuar a fomentar a correta separação de resíduos, trabalhando para um futuro mais sustentável das novas gerações”, explica o presidente da autarquia da Trofa, Sérgio Humberto.
 
A distribuição foi feita pelas diferentes freguesias, em alguns locais estratégicos, dando resposta a alguns pedidos de moradores feitos à Câmara Municipal. A Rua do Horizonte, em São Romão do Coronado, é um dos exemplos onde a colocação de ecopontos era há muito reivindicada pela população local.
 
Em alguns locais, a colocação significou a substituição de vidrões e equipamentos vandalizados. Os 20 ecopontos colocados foram distribuídos da seguinte forma: 4 em São Martinho de Bougado e 4 em Santiago de Bougado; 1 em Covelas; 5 em São Mamede do Coronado e 3 em São Romão do Coronado; 1 em Guidões; 1 em Alvarelhos e 1 na freguesia do Muro.