Faixa Atual

Título

Artista

Urgência do Hospital da Póvoa a funcionar enquanto continuam as negociações com médicos

Escrito por em Dezembro 28, 2021

As negociações entre Administração e médicos demissionários vão continuar. Enquanto isso, os profissionais mantêm-se em funções. E mantém-se o normal funcionamento da Urgência hospitalar do Hospital da Póvoa de Varzim.

A administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC) reuniu ontem à tarde com os nove chefes da equipa de Urgência que, na noite da consoada, apresentaram a demissão.

A administração diz estar a fazer todos os possíveis para “ultrapassar” a “grave carência de recursos humanos” denunciada.

“O conselho de administração reuniu com os médicos subscritores do pedido de demissão, mantendo-se em curso os trabalhos, com vista a ultrapassar os constrangimentos identificados. Os nove médicos mantêm-se, no entanto, em funções, assegurando o normal funcionamento do serviço de Urgência”, afirmou, em comunicado, a administração, liderada por Gaspar Pais.

A situação de carência de recursos humanos foi denunciada no dia 25 pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), depois de na noite de consoada os médicos terem apresentado a demissão.

“A demissão coletiva é motivada pela grave carência de recursos humanos médicos no serviço de Urgência daquele centro hospitalar, que já não permite assegurar cuidados em segurança para os doentes”, denunciou o SIM. A título de exemplo, explica, a 31 de dezembro e 1 de janeiro, “há apenas dois médicos escalados em vez dos cinco” necessários e nenhum clínico na ginecologia/obstetrícia, “sem que tenha havido qualquer aviso às grávidas de que a Urgência de obstetrícia estará encerrada”.

Já no início do mês, a Urgência Cirúrgica do CHPV/VC esteve duas noites encerrada por falta de médicos. A administração disse, na altura, que era “uma dificuldade pontual, mercê da época festiva”. O SIM já na altura falava num “ponto de rutura” do serviço de Urgência do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que serve uma população de 150 mil habitantes.


Faixa Atual

Título

Artista