Cartão de Identidade – Maria do Sameiro

Esta semana, no Cartão de Identidade, reencontramos Maria do Sameiro.

Desde cedo, que Maria do Sameiro se apaixonou pela música, dando maior relevo às canções oriundas do povo como seja o fado e o folclore. Ainda muito jovem ingressou num grupo de música tradicional portuguesa, participando paralelamente nas tradicionais noites de fado.
Não tardou a ser presença assídua nas casas de fado do Norte do país, bem como em festas de homenagem a grandes vozes, tais como Carlos do Carmo, Amália ou Cidália Moreira, tendo aí partido para uma carreira profissional.

A par do fado, Maria do Sameiro gosta de outros géneros musicais e isso reflecte-se no seu reportório que é um misto de emoções (alegria, amor, saudade, garra, magia, festa). Tendo já passado pela experiência da representação como actriz, alcançou prestígio principalmente com a sua participação no musical ‘Amália’, do encenador Filipe La Féria.

Ao longo da conversa nesta edição do Cartão de Identidade, vamos conhecer o seu novo CD – De Alma e Coração – e ainda a experiência que viveu no espetáculo que a levou à Argentina no início de Outubro.