A Semana Europeia da Mobilidade realiza-se anualmente de 16 a 22 de setembro. Esta iniciativa europeia incentiva as cidades a apresentarem e a promoverem medidas de transporte sustentável e a convidarem as pessoas a experimentar alternativas ao uso do automóvel.

Como é habitual, a Câmara da Maia vai assinalar em dois dias, 21 e 22 de setembro, este “Dia Europeu sem carros”, encerrando a sua zona central ao tráfego automóvel. O lema a nível nacional e a que a autarquia se associa para esta edição é “Em 2019, Caminha connosco!”

A Comissão Europeia estabeleceu dois objetivos ambiciosos para a mobilidade urbana: a eliminação gradual dos automóveis alimentados com combustível convencional até 2050, nas cidades e o progresso para uma logística urbana com emissões zero nos principais centros urbanos até 2030.

O slogan da edição lembra o tema deste ano «Caminhar e Pedalar em Segurança» dando especial destaque a um modo de transporte que é frequentemente negligenciado: andar a pé.

«Caminhar e pedalar, ambos modos de transporte ativos, são fundamentais para o futuro das nossas vilas e cidades, por toda a Europa. Há 50 anos, as pessoas só andavam a pé ou de bicicleta caso não pudessem comprar um automóvel. Atualmente, as cidades europeias já não podem suportar a excessiva dependência do automóvel», divulga a Câmara da Maia.

A campanha de 2019 incentiva as pessoas a escolher modos de transporte ativos ou a combinação andar a pé, de bicicleta e de transporte público. Para além da flexibilidade que tal proporciona, caminhar e pedalar têm muitos outros benefícios.
Assim, a autarquia assegura que, no município da Maia, tudo está a fazer «para que se possa caminhar e pedala