Esta semana, no Cartão de Identidade, reencontramos Maria do Sameiro.
Desde cedo, que Maria do Sameiro se apaixonou pela música, dando maior relevo às canções oriundas do povo como seja o fado e o folclore. Ainda muito jovem ingressou num grupo de música tradicional portuguesa, participando paralelamente nas tradicionais noites de fado.
Não tardou a ser presença assídua nas casas de fado do Norte do país, bem como em festas de homenagem a grandes vozes, tais como Carlos do Carmo, Amália ou Cidália Moreira, tendo aí partido para uma carreira profissional.
A par do fado, Maria do Sameiro gosta de outros géneros musicais e isso reflecte-se no seu reportório que é um misto de emoções (alegria, amor, saudade, garra, magia, festa). Tendo já passado pela experiência da representação como actriz, alcançou prestígio principalmente com a sua participação no musical ‘Amália’, do encenador Filipe La Féria.
Ao longo da conversa nesta edição do Cartão de Identidade, vamos conhecer o seu novo CD – De Alma e Coração – e ainda a experiência que viveu no espetáculo que a levou à Argentina no início de Outubro.