Nonagenário bem disposto após vacinação no Centro de Vacinação Covid19 da Maia
Escrito por admin em Fevereiro 24, 2021
António Paulos, de 92 anos, foi pelo próprio pé acompanhado da neta, Márcia, até ao Centro de Vacinação Covid19 na Maia.
Começou ontem de manhã a vacinação para os maiores de 80 anos neste novo espaço, destinado ao concelho da Maia, e que funciona na Junta de Freguesia de Gemunde (Castelo da Maia). António Paulos cumpriu com a sua vez e foi levar a vacina.
Para este sénior, que ainda faz os seus trabalhos em casa, foi mais uma manhã normal. À saída da Junta de Gemunde, disse que “estava tudo bem”, cheio de boa disposição e alento para continuar o dia.
Medo da vacina? “Não, nada, mais furo menos furo…não tem problema nenhum, nem senti!”, respondeu sorridente.
De resto, António Paulos confirmou que desde o início que quis ser vacinado. E agora, mais seguro?
Ora, isso…o nonagenário entrega-se ao ser superior: “falta saber, só Deus é que sabe”.
Mas “temos que confiar e acreditar no que nos dizem os médicos”, rematou António Paulos.
Áudio: António Paulos
O Centro de Vacinação Covid19 da Maia funciona no polo da Junta em Gemunde, do Castelo da Maia, das 8h00 às 20h00 diariamente.
Nesta fase dedicada aos maiores de 80 anos e maiores de 50 com comorbilidades, o Centro está por enquanto apenas a vacinar os octagenários, dado que o stock de vacinas que possui é da Pfizer. A partir de quinta-feira deverá chegar a vacina da AstraZeneca, sendo então a partir daí chamadas as pessoas com mais de 50 anos e comorbilidades.
O Centro de vacinação tem capacidade para inocular cerca de 360 pessoas por dia, prevendo-se que sejam chamadas nesta fase da vacinação cerca de 18 mil pessoas no concelho da Maia.
No fim de semana, já foram administradas vacinas neste Centro a profissionais de serviços essenciais como forças de segurança do concelho, PSP e GNR, e ainda a Bombeiros e Cruz Vermelha.