No âmbito do Outubro Rosa, de sensibilização para a prevenção do cancro da Mama, a associação Testemunhar é Ajudar, Núcleo de Apoio ao Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário São João, com uma sede na Maia, leva a efeito algumas iniciativas de sensibilização para o tema e de angariação de fundos para as ações de apoio aos doentes.
No dia 29 de outubro, realiza um jantar de beneficiência na Casa das Tílias, na Maia, cujas inscrições já estão a decorrer.
Já este sábado, dia 15, às 15h00, a Testemunhar é Ajudar apresenta o seu calendário das Mulheres Carecas.
A cerimónia terá lugar no espaço da associação na Estação do Metro de Crestins, onde estarão presentes as caras que compõem o Calendário Solidário, além de anteriores participantes convidadas.
Maria Helena Teixeira, da direção da associação, diz que o Calendário é uma tentativa de “desmistificar o cancro da mama”, que pode atingir mulheres e homens. Aliás, a folha do mês de janeiro neste Calendário é sempre dedicada a um homem, que tenha passado pela doença. No ano de 2022, o Janeiro foi o cantor português Marco Paulo.
Todos são convidados a ajudar comprando o calendário, cuja verba reverte para a associação Testemunhar é Ajudar.
Os interessados também podem tornar-se sócios, o que custa apenas 12 euros por ano.
Todas as verbas angariadas, a Testemunhar é Ajudar dedica-as a apoiar doentes oncológicos com várias ações e até material que ajuda à recuperação e conforto de quem recupera da doença. Além disso, a associação reserva uma parte dos fundos para a investigação ligada ao cancro da mama.
Para além do jantar solidário no dia 29, o mês será preenchido já a partir da próxima semana com variadas ações que irão realizar-se com a parceria de Juntas de Freguesia do concelho da Maia. Nalgumas iniciativas estarão doentes em recuperação a darem o seu testemunha, noutras ações haverá a intervenção de um jurista e haverá ainda iniciativas sobre maquilhagem, entre outros temas.