Faixa Atual

Título

Artista

Bombeiros angariam 270 mil euros ao recolherem resíduos elétricos

Escrito por em Março 15, 2024

As associações de bombeiros angariaram este ano um recorde de 270 mil euros, pois que efetuaram a recolha de 2.300 toneladas de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos, anunciou a associação Electrão.

Na 8.ª edição da iniciativa “Quartel Electrão”, realizada pela Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, participaram 201 associações de bombeiros de todo o país, refere a associação em comunicado.

Assim, por cada tonelada recolhida, as associações de bombeiros recebem uma compensação financeira de 75 euros, bem como um incentivo financeiro extra caso recolham mais de 30, 45, e 60 toneladas.

Segundo a Electrão, as associações de bombeiros têm como missão recolher estes resíduos, sensibilizando e mobilizando a população e as empresas para a importância de separar e encaminhá-los corretamente para a reciclagem.

A Electrão dá conta que os resultados desta iniciativa contribuíram de forma positiva para o resultado da rede, já que “em 2023 ultrapassou as 20 mil toneladas de equipamentos elétricos usados recolhidos para reciclagem”.

A 9.ª edição da iniciativa arrancou em janeiro deste ano e termina a 30 de novembro, com a participação de associações de bombeiros de todo o país, que têm desta foram “a oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente”, adianta o comunicado.

A Electrão é uma associação de gestão de resíduos responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados, com uma rede de recolha com mais de 11 mil pontos em todo o país.

 

(Foto: A. Santos)

Marcado como

Faixa Atual

Título

Artista