Faixa Atual

Título

Artista

Cientistas sugerem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Escrito por em Setembro 23, 2020

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, por ano, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível mundial.

Em Melbourne, um grupo de investigadores da Escola de Engenharia da Universidade RMIT, na Austrália, sugere usar as beatas de cigarro para fazer tijolos.

Segundo os cientistas, os resultados do estudo, publicados numa revista da especialidade, são promissores.

É estimado que o consumo de energia que requer a cocção das beatas de cigarro, diminua em cerca de 20 mil milhões de megajoules, o que se equipara aproximadamente à energia que é gasta por um milhão de famílias no estado australiano de Victoria em apenas um ano.

A equipa sugere ainda que seja realizado um controlo de reciclagem mais rigoroso do que o atual.

“Considerando o risco combinado de muitas substâncias químicas altamente tóxicas e possíveis patogénicos em beatas de cigarro, deveria ser estritamente proibido descartar estes filtros nas cidades ou no ambiente, e os infratores deveriam ser multados de forma pesada”, concluem os investigadores.

Em Portugal, pontas de cigarros e de charutos no chão equivalem de 25 a 250 euros de multa ao abrigo da lei publicada há um ano.


Faixa Atual

Título

Artista