Mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas indicam grande vulnerabilidade ao vírus. Peritos pedem divulgação de mapas de perigo à população mas o Governo resiste.

O país tem pelo menos 72 concelhos com risco “muito elevado” de infeção pelo novo coronavírus. Em duas semanas, registaram mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, valor a partir do qual os especialistas afirmam entrar-se em alerta vermelho de propagação do SARS-CoV-2.

Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, onde o Governo impôs o “dever de permanência no domicílio”, mas também os municípios contíguos de Paredes ou Penafiel, além de Bragança, Porto ou Lisboa, estão entre os concelhos com maior incidência entre 5 e 19 de outubro, segundo os cálculos feitos pelo Expresso a partir dos boletins da Direção-Geral da Saú­de (DGS), que pecam por defeito, ao não incluírem a totalidade de novas infeções em cada município.

A esmagadora maioria dos 72 concelhos com uma incidência “preocupante”, como classifica Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontram-se no Norte.

Os 72 concelhos com risco muito elevado em ordem decrescente de incidência de infeções:

– Paços de Ferreira, Lousada, Bragança, Alvaiázere, Porto, Montalegre, Alcoutim, Mogadouro, Paredes, Pinhel, Felgueiras, Vizela, Góis, Marco de Canaveses, Penafiel, Arruda dos Vinhos, Valongo, Cinfães, Lisboa, Loures, Vila Flor, Sintra, Amarante, Cascais, Esposende, Vila Pouca de Aguiar, Guimarães, Vila Real, Alfândega da Fé, Santo Tirso, Resende, Borba, Vila Franca de Xira, Beja, Matosinhos, Ribeira de Pena, Odivelas, Lagos, Alter do Chão, Castelo de Paiva, Maia, Vila Verde, Castro Marim, Amadora, Mafra, Mêda, Seixal, Oeiras, Alenquer, Odemira, Penamacor, Entroncamento, Almada, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Albufeira, Macedo de Cavaleiros, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Sernancelhe, Valença, Vinhais, Gondomar, Alcochete, Vila do Bispo, Tabuaço, Cantanhede, Valpaços, Guarda, Constância e Vila Nova de Famalicão.