Maia acolhe migrantes regatados do mediterrâneo
Escrito por admin em Março 24, 2021
Já estão na Maia há meia dúzia de dias um novo grupo de migrantes, desta vez resgatados na costa italiana por navios humanitários.
São oito pessoas provenientes da Libéria, Camarões, Guiné-Bissau, Bangladesh e Nigéria, que foram encaminhados para acolhimento na Maia e em Bragança.
Este grupo junta-se a outros 224 resgatados no Mediterrâneo e já acolhidos por Portugal.
Portugal foi o sexto país europeu que mais refugiados acolheu, no período de 4 anos, entre 2015 e 2018, no âmbito do Programa de Recolocação da União Europeia.
Recebeu 1550 migrantes da Grécia e Itália que foram acolhidos por 97 municípios.
“Portugal tem dado resposta positiva a todas as situações de emergência que resultam de resgates no mar. O acolhimento e a integração têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo entre o Estado central e as autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, que tem sido reconhecido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), pela Organização Internacional das Migrações (OIM), pela União Europeia e pelo Conselho da Europa”, refere o comunicado conjunto dos gabinetes da ministra de Estado e da Presidência e do ministro da Administração Interna.
Recorde-se que já em setembro de 2020, como lhe demos conta no Primeira Mão, o Centro Missionário de Águas Santas havia recebido 9 refugiados, que se encontravam em Itália.