PCP quer fim das portagens nas ex-SCUT do distrito do Porto
Escrito por admin em Novembro 16, 2020
O grupo parlamentar do PCP entregou propostas para acabar com as portagens nas ex-Scut do distrito do Porto, nomeadamente na A4 (entre Matosinhos e Águas Santas), A28, A29, A41 e A42, a partir de 1 de abril do próximo ano.
Os comunistas recordam que “a introdução de taxas de portagens na autoestrada A41 (Circular Regional Exterior do Porto) constituiu um rude golpe no tecido económico e agravou as já difíceis condições de vida de todos aqueles que, sem alternativas, circulam nestas vias estruturantes”. Decorridos todos estes anos, o PCP conclui que neste processo só a concessionária ganhou – “O Estado, as populações e a economia regional perderam e continuam a perder”.
O PCP sempre se opôs à cobrança de portagens e colocou-se do lado das populações que desde o primeiro momento se manifestaram contra esta decisão que considera injusta e que provocou acelerada degradação das condições económicas e sociais dos trabalhadores e do povo e de falência iminente de milhares de MPME (miro, pequenas e médias empresas) e exige o fim da cobrança de portagens na A41 como condição de desenvolvimento regional e de garantia do direito à mobilidade das populações.