Trofa reduz consumo de energia e emissão de gases com efeito de estufa
Escrito por admin em Fevereiro 11, 2021
A Trofa reduziu o consumo de energia e emissão de gases com efeito de estufa, de acordo com o relatório anual de Energia e Emissões da Agência da Energia do Porto, que avaliou a matriz de energia do concelho.
A redução da utilização do consumo de energia final bem como da emissão de gases com efeito de estufa são os indicadores em destaque no município.
Os dados são relativos a 2018, última avaliação municipal feita pela Agência de Energia do Porto.
O Relatório refere que, entre 2009 e 2018, se verificou uma redução da utilização de energia final no município da Trofa de 26,5%, uma redução de energia primária de 22,6% e ainda uma redução de emissões de GEE (gases com efeito de estufa) de 32,3%.
Segundo o estudo, estas variações justificam-se principalmente pelo uso dos transportes públicos, que teve uma grande evolução em termos de medidas de impacto ambiental.
A Trofa destaca-se ainda pela redução da utilização da energia final para iluminação pública e semaforização, cuja percentagem diminuiu para 12,2% entre 2009 e 2018. Entre as apostas da autarquia nos últimos anos, tem estado também a substituição recente de todas as luminárias públicas por lâmpadas LED, com vista à redução do consumo e à pegada ecológica.
Na Trofa, o setor com maior peso na utilização da energia é o da Indústria, com 35% do uso de energia final e 36% do total de emissões.