Uivo_imagem cedida pela CMM

A Mostra de Ilustração Uivo está de volta à Maia de 4 de dezembro a 28 de fevereiro, com a celebração do 10º aniversário e marcada por novos hábitos – o desenho dos dias em casa.

As Galerias do Fórum da Maia recebem a 10ª Uivo – Mostra de Ilustração da Maia, já a partir do dia 4 de dezembro.

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, promove, a 10ª edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, que estará patente nas Galerias do Fórum da Maia, até 28 de fevereiro.
A UIVO – MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA celebra 10 anos num momento peculiar das nossas vidas que nos obriga repensar as formas de vivência e de relacionamento. Durante 10 anos a Câmara da Maia foi propulsor desta expressão artística incentivando ilustradores, artistas e criativos, dando a conhecer novos e consagrados valores e estimulando públicos de todas as idades para a Ilustração.

A Mostra de Ilustração apresenta, na sua 10ª edição, uma exposição na qual participam 34 artistas e ilustradores portugueses, um programa fora de portas que contará com a exposição “A Ilustração sai à Rua” e uma ilustração colaborativa – “Mural Colaborativo” , uma componente de serviço educativo que integra ateliês de ilustração e um conjunto de workshops desenhado para escolas do concelho, não esquecendo a 3ª edição da Uivinho -Mostra de Ilustração Infantil da Maia.

Propostas para novos quotidianos
 
Com curadoria de Cláudia Melo,  esta exposição desenvolve-se através da ideia da ilustração como uma proposta para novos quotidianos.
«O conjunto de ilustrações apresentado reflete dois momentos. Mudança, incerteza, medo, presente. Provoca também a crítica e a mensagem positiva, esperança, liberdade, futuro.
Esta ilustração inquieta e séria, é também por vezes irónica, por vezes sarcástica. Foi tempo de ficar em casa. E a atenção que demos a assuntos que em tempos normais não tinham espaço e tempo puderam emergir.»

A ilustração entendida como o desenho dos dias toma aqui lugar, ilustrando portanto, a vida. Disso tratará a exposição da UIVO 10. Os dias não são mais iguais a ontem nem serão o amanhã que previmos.

Uma ilustração do que se deu conta da mudança, capaz de  provocar propostas para novos quotidianos.

Artistas:

Adriana Fontelas; Ana Aragão; Ana Seixas; Andreia Confusa; Bruno Borges; Catarina Glam; Cátia Vidinhas; Cristina Viana; Draw & Contra; Dylan Silva; Eva Evita; #evivaotrauma (Luísa Soeiro e Ivo Basssanti); Fatinha Ramos; Fedor; Francisca Loureiro; Godmess; Halfstudio; Helena Guerreiro; Helena Rocio Janeiro; Hugo van Der Ding; Inês Machado; Joana Mosi; Joana Rosa Bragança; Júlio Dolbeth; Laro Lagosta; Mantraste; Marta Madureira; Marta Nunes; Nuno Saraiva; Oker; Paulo Buchinho; Rui Vitorino Santos; Sama; Maria Sancho
 
A ilustração sai à rua
 
Haverá um conjunto de 17 ilustrações expostas na praça adjacente ao Fórum da Maia. Esta exposição permitirá uma aproximação à comunidade e privilegia o espaço público como meio de atuação e de comunicação com o público.
  
Mural colaborativo

A rua será a cena de narrativas quotidianas dos que nela passam. Nesta 10ª edição da UIVO, as Ilustrações invadem muros que chamam e acenam aos seus públicos e também a novos, prendendo ecos das suas visões ao momento em que vivemos: o espaço público é afinal o mais seguro, é aquele em que convivemos, separados por máscaras e um distanciamento entre corpos a que já nos acostumamos. A realização de uma pintura mural colaborativa, através de um conjunto de oficinas de pintura mural para público geral e famílias, orientados por monitores da ESE -IPP ,reforçará o trabalho de continuidade de aproximação à população da Maia.
 
Público infantil – Uivinho 3

Exposição com os trabalhos resultantes dos workshops de expressão plástica/ilustração  realizados com escolhas do concelho e nas oficinas programadas para o Fórum da Maia.
Tema: Paisagem interior e caleidoscópica!
A importância da paisagem de casa durante os meses em que nela mais permanecemos e o uso da imaginação com o ferramenta criativa.
 
Serviço Educativo

Conjunto de workshops de expressão plástica / ilustração direcionados para as turmas do terceiro e quarto ano do primeiro ciclo das escolas do concelho; e Famílias.

(Notícia publicada pelo Jornal Maia Primeira Mão)