Câmara da Maia e Associação Empresarial lançam campanha de testes serológicos
Escrito por admin em Maio 28, 2020
A Câmara Municipal da Maia e a Associação Empresarial da Maia assinam amanhã o memorando para o lançamento de uma campanha de testes para deteção da presença de Anticorpos Específicos Anti-SARS-Cov-2 junto da comunidade empresarial.
A campanha de testes destina-se aos colaboradores das empresas maiatas e tem por objetivo avaliar a resposta imunitária à Covid-19 e, em simultâneo, dar suporte e confiança no regresso ao trabalho.
A partir da realização dos testes, é possível identificar trabalhadores que tiveram contacto com o vírus e desenvolveram resposta imunológica.
António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, salienta que “com esta campanha contribuímos para um regresso ao trabalho mais tranquilo. O Município disse presente durante a fase mais aguda da pandemia, e assim continuamos agora, ajudando a criar as condições para um retomar da atividade económica do concelho, quer proporcionando um retorno com confiança, quer com investimento que contribua para o relançar da economia local”.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Associação Empresarial da Maia, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a que se junta o laboratório SynLab e a Bial.
Para Henrique Barros, presidente do ISPUP, “o regresso às atividades profissionais é fundamental para minimizar o impacto da pandemia no País e na região”.
“Através de testes serológicos pode conhecer-se a proporção de trabalhadores que já tiveram contacto com o vírus SARS-CoV-2 e melhor planear atividades preventivas”, sublinha o conceituado especialista.
O teste Anti-SARS-Cov-2 por eletroquimioluminescência, tem uma elevada sensibilidade clínica (100%;>=14 dias após confirmação PCR) e uma especificidade de 99,81%. Este teste apresenta como garantia o facto de estar validado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A marcação dos testes para a comunidade empresarial será feita através dos números gratuitos 800 210 123 ou 800 210 122, sendo as colheitas feitas na sede daquela associação e no TecMaia, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.