Dia Poupança Folgosa_imagem cedida pela Junta de Folgosa

À semelhança do ocorrido no ano passado, a Junta de Freguesia de Folgosa assinalou o Dia Mundial da Poupança junto dos alunos que frequentam o 4º ano do Centro Escolar de Folgosa e da EB 1/JI de Santa Cristina.

A iniciativa decorreu no passado dia 30 de outubro nos dois estabelecimentos de ensino e procurou promover o interesse dos alunos pelas questões de literacia financeira.

Este ano devido ao contexto pandémico e seguindo as orientações da DGS, foi necessário adaptar a realização da iniciativa. Neste sentido, foi construído o Kit Dia Mundial da Poupança, que engloba os seguintes materiais: uma pen com a apresentação e Manual do Kit e outros materiais necessários à realização de atividades propostas neste manual.

Este Kit foi entregue às docentes do 4º ano das duas escolas da freguesia de Folgosa, que prontamente aceitaram a iniciativa da autarquia. 

A Junta de Freguesia de Folgosa entende que a promoção da literacia financeira junto de crianças em idade escolar “é um meio eficiente para educar as gerações mais novas com uma cultura financeira que lhes permita, enquanto jovens e futuros adultos, desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira. Com esta iniciativa, procurou-se informar os alunos que o dinheiro tem um valor, esse valor é variável e quando se compram bens ou serviços, devem ser feitas escolhas conscientes”, sublinha a autarquia.

Todos os alunos que beneficiaram desta iniciativa foram presenteados com um mealheiro, oferta da Junta de Freguesia de Folgosa, para deste modo incentivar ao ato de poupança.

(Notícia publicada no jornal maia Primeira Mão)