Jaime Pinho pediu desculpa à Assembleia Municipal e renunciou a militância do JPP
Escrito por admin em Abril 27, 2021
No inicio da Assembleia Municipal de ontem à noite, a Mesa presidida por Bragança Fernandes fez uma declaração sobre a polémica do 25 de abril e os insultos proferidos pelo vereador Jaime Pinho em que repudia totalmente o seu teor e explicando que a Mesa da AM não se apercebeu dessas declarações insultuosas, caso contrário teria providenciado para as eliminar da transmissão do youtube. Algo que, explicou a 1ª secretária Márcia Passos, já foi tratado.
Mais ainda, foi informada a AM que Jaime Pinho dirigiu um e-mail com um pedido de desculpas ao presidente da Assembleia com o pedido de que fosse enviado por escrito uma copia a todos os deputados, mas a sua leitura não foi autorizada.
Também esta segunda-feira, dia 26, o JPP, partido de que o vereador Jaime Pinho é militante, emitiu um comunicado em que repudia as declarações com insultos a deputados e informa que Jaime Pinho já renunciou à militância no Juntos Pelo Povo.
Aqui fica o comunicado do JPP:
“O Partido Juntos pelo Povo, vem, pelo presente, condenar, veemente, a linguagem imprópria, deselegante e ofensiva utilizada pelo Vereador da Câmara Municipal da Maia, eleito pelo JPP, no passado domingo, prévias às celebrações municipais do 25 de abril, que decorreram por videoconferência.
As pessoas que fazem parte do JPP são pessoas humildes, honestas, trabalhadoras e não é de seu apanágio a agressão ou a injúria pelo que condenamos qualquer tipo de violência, incluindo a verbal.
Assim, o JPP salienta que a reação do Vereador municipal da Maia merece repúdio pelo conteúdo e, sobretudo, pela forma, insultando o momento solene das comemorações do Dia da Liberdade e desrespeitando os próprios alicerces estatutários do JPP, não se coadunando com a conduta dos militantes deste partido nem com os mais elementares princípios éticos e morais que devem nortear a política, a atuação partidária e a conduta humana na sociedade.
O JPP informa ainda que, o Vereador Jaime Pinho já comunicou a decisão de renunciar à militância no Partido Juntos Pelo Povo”.
No dia de ontem também a JSD e a JS emitiram comunicados exigindo pedido de desculpas público, deixando implícito o pedido de demissão de Jaime Pinho do seu cargo no executivo maiato, para onde foi eleito pela coligação PS/JPP.
O presidente da Comissão Política do PS Maia, Paulo Rocha, reagiu à bronca dos insultos proferidos pelo vereador Jaime Pinho dirigidos à deputada Carla Dias, na sessão solene via internet de comemoração do 25 de abril, na noite de domingo.
Paulo Rocha exige um pedido de desculpas público de Jaime Pinho à militante socialista e ao Partido Socialista da Maia.
Em comunicado enviado à nossa redação, Paulo Rocha afirma: «a Concelhia do Partido Socialista da Maia vem, por este meio, repudiar os insultos proferidos pelo vereador Jaime Pinho, eleito pelo JPP, que visaram a Deputada Municipal, Carla Dias. As ofensas, que todos puderam ouvir, não se coadunam com a conduta e os princípios básicos de cidadania, muito menos com a ética e a moral que um cidadão com responsabilidades políticas, e eleito pelo povo, deve assumir».
E Paulo Rocha adianta que Jaime Pinho deve assumir o seu ato e dele tirar “ilações sérias”: «exigimos que o vereador em questão retire ilações sérias do seu ato e assuma as suas responsabilidades.»
A bronca deu-se na cerimónia de comemoração do 25 de abril, a partir das 10h00. Um erro crasso foi cometido pelo vereador Jaime Pinho (eleito pela coligação PS/JPP) na sessão em direto online do aniversário de mais um 25 de abril, nos Paços do Concelho da Maia, em que participou via zoom de sua casa.
O vereador deixou o microfone ligado e chamou “cabra…” a Carla Dias e “filho da p…) a David Tavares, ambos deputados na Assembleia Municipal da Maia eleitos pela mesma coligação de Jaime Pinho, “Um Novo Começo” (PS/JPP).