José Régio em exposição Maia

De 9 e 26 de novembro, decorre na Biblioteca Municipal da Maia a Exposição “A ação repressiva do Estado Novo na vida e obra de José Régio”.

José Régio é o pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira. Nasceu em 17 de setembro de 1901, em Vila do Conde, cidade onde viveu a infância e adolescência e fez os primeiros estudos. Após uma estadia de dois anos no Porto, para concluir o 3.º ciclo do curso liceal, foi para Coimbra para frequentar a Faculdade de Letras. Aí se licenciou em Filologia Românica, em 1925, defendendo a tese intitulada “As correntes e as individualidades na Moderna Poesia Portuguesa”, trabalho onde foi feita, pela primeira vez, a apologia dos poetas da revista Orpheu.

Trabalhador incansável, Régio partilhou sempre as tarefas docentes com múltiplas atividades. Além da criação literária, manteve a colaboração em jornais e revistas como crítico. É de realçar o seu envolvimento político, quando as situações críticas da vida nacional o justificavam, mantendo-se sempre firme e frontal nos seus ideais socialistas, apesar do regime repressivo de então.

A entrada na exposição é gratuita.

Horário: segunda das 18h00h às 22h30 / terça a sexta das 09h30 às 22h30 / sábado das 09h30 às 22h30