Faixa Atual

Título

Artista

Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores arranca hoje com sessão de cinema

Escrito por em Março 23, 2022

O Fórum da Maia recebe mais uma edição, de 23 a 27 de março, da Mostra de Teatro Amador, que inclui a XV Primavera do Teatro e a XVIII Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do Concelho da Maia.

 

Depois de um ano de interregno e de uma edição em formato 100% online, a XV edição da Primavera do Teatro e a XIII edição do Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do concelho da Maia volta ao formato presencial.

A Mostra de Teatro contará com a presença de 4 associações culturais do concelho, apresentando não só espetáculos de autores universais, como também apostando em novas dramaturgias, alargando o trabalho dentro dos grupos de amadores ao nível da escrita dramática, para além da interpretação e encenação.
Esta Mostra é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas e abrir canais de debate entre os artistas, seus associados e os espetadores em geral.

A programação inicia-se com um texto original de Inês Pascoal, que também assina, juntamente com Elza Martins, a encenação do espetáculo “Padaria à Portuguesa”, do grupo de teatro Pé No Charco.

Segue-se uma dramaturgia inédita do veneziano Carlo Godoni, com a comédia de enganos “Arlequim – Servidor de Dois Amos”, apresentada pelo grupo Milheiros D´Alvura, da Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia.

Na sequência dos clássicos, o Grupo de Teatro ICM apresenta-nos um dos pais do teatro ocidental, Moliére, mais especificamente a sua comédia de costumes, “Casado à Força”.

Terminando a Mostra como se inicia, voltamos à contemporaneidade com o espetáculo da Academia de Teatro, “SextaFeira 13”, texto de um dos mais representados dramaturgos da atualidade em França e países francófonos, Jean-Pierre Martinez.

Em paralelo com a Mostra de Teatro, a programação da Primavera do Teatro contribuirá com uma série de iniciativas de expressões artísticas distintas, criando um ambiente multidisciplinar complementar. Contará com um ciclo de cinema, “O Cinema vai ao Teatro”: Dois filmes para todas as idades que têm como protagonistas 3 dos mais reconhecidos comediantes no mundo do cinema mudo: Laurel & Hardy (Bucha & Estica) e Charlie Chaplin.

Na “Hora do Conto” uma leitura será interpretada para crianças e jovens, o texto “Maria Liberdade”, de Filipe Gaspar, que reflete acerca de uma das grandes problemáticas no mundo – a desigualdade social.

Ainda no decorrer de toda a programação estarão pela primeira vez expostos os cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco.

Fechando com chave de ouro e ligando à programação a atividade das Oficinas de Teatro da Maia, organizadas pelo Teatro Art’Imagem em parceria com a Câmara Municipal da Maia, irá ser feita a leitura da Mensagem de Teatro da Maia pelos formandos da Oficina.

Programa:

23 Março (Quarta-feira)

15h00 O Cinema vai ao Teatro

O Cabeçudo das Trincheiras (Block-Heads) – Bucha&Estica

Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

M/6

60M

Entrada Livre

Durante a Primeira Guerra Mundial, em plena batalha, Stan permanece na trincheira enquanto Ollie e o resto dos soldados saem para combater. Mais de vinte anos depois, Stan é descoberto, ainda na guarda do seu posto.

Ollie, que toma conhecimento pela imprensa, decide convidá-lo para almoçar em sua casa, muito embora isso faça com que a sua esposa, a Sr.ª Hardy, fique mal-humurada. As desastrosas manobras de Bucha e Estica na cozinha provocarão a chegada de uma atraente vizinha e do seu irascível marido…

Realização John G. Blystone Actores Stan Laurel, Oliver Hardy, Billy Gilbert, Patricia Ellis, Minna Gombell

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES

24 Março (Quinta-feira)

21h30 Padaria à Portuguesa

Pé no Charco

Grande Auditório do Fórum da Maia

M/12

45M (aprox.)

Entrada Livre

Espectáculo com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Fernando (Nandinho), filho único, nasceu em Mirandela. Os seus pais depositaram nele grande esperança e também grande investimento para que abrisse o seu negócio no Porto. Nandinho tem 28 anos, é baixinho e desengonçado, não fazendo sucesso com o sexo feminino. No Porto, longe da pressão dos pais, abre uma padaria e tudo corre bem, até ao dia em que a sua mãe decide ir visitá-lo para conhecer a sua namorada, que o mesmo inventou para se livrar das suas insistências. Ao entrar em pânico com a vinda da sua mãe, paga a uma stripper para passar por sua namorada, contando com a ajuda de todos os seus empregados para se conseguir safar das suas invenções.

Autor Inês Pascoal

Encenador Inês Pascoal e Elza Martins

Intérpretes Helena Almeida, Daniel Gavina, Rui Melo, Eduardo Carvalho, Manuela Styliano, Barbara Melo e Marta Pereira.

25 Março (Sexta-feira)

15h00 O Cinema vai ao Teatro

Charlie Chaplin – Um Tributo

Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

M/6

58M

Entrada Livre

Por Kiera Chaplin e Eugene Chaplin, “Um Tributo” é um documentário único, íntimo e movimentado sobre Charlie Chaplin, realizado pelo seu filho Eugene Chaplin na data do 25º aniversário da sua morte. Um filme único e pessoal sobre uma das maiores estrelas do cinema. Kiera Chaplin fala diante da câmara sobre seu avô, seu trabalho e suas maiores realizações no campo da arte cinematográfica. Ele também fala sobre a vida privada da famosa estrela que ilustra suas declarações com fragmentos de fitas gravadas pela última esposa de Charles Chaplin, Oona. O pai de Kiera, Eugene (nascido após ser perseguido pela infame Comissão Anti-Americana de Atividades Charlie Chaplin, estabelecida na Suíça), lembra sua infância e família e explica o que significa para ele ser o herdeiro de Chaplin.

Diretor Kiera Chaplin e Eugene Chaplin.

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES

21h30 Arlequim – Servidor de Dois Amos

Milheirós D´Alvura – Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia

M/12

50M

Arlequim é um empregado esperto mas, que está sempre esfomeado. Na ânsia de matar a sua fome, resolve trabalhar para dois patrões, sem que um saiba do outro. No entanto, ao tentar desenvolver os dois trabalhos com astucia, acaba por desencadear uma série de peripécias engraçadas e algumas quase trágicas. No final, Arlequim, percebe que trabalhar para um patrão é bom, para dois já é demais!

Autor Carlo Goldoni

Adaptação e Encenação Sandra Ribeiro

Interpretação André Conceição, Joana Enes, Joaquim Barbosa, Liliana Fachada, Mariana Barbosa, Rute Rocha, Vítor Rosa e Gabriel Santos

26 Março (Sábado)

11h30 Maria Liberdade – Hora do Conto

Teatro Art´Imagem e Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

Café Teatro do Fórum da Maia

M/6

90M

Entrada Livre

Escrita por Filipe Gaspar e ilustrada por Rita do Lago, este livro foi lançado pela EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza), no âmbito das comemorações do dia internacional para a erradicação da pobreza. Nesta história, Maria Liberdade, incendiada por uma pergunta perturbadora, decide por em prática um magnífico plano para mitigar as desigualdades na sua escola, na nossa sociedade. Este conto é direcionado para crianças dos 5 aos 10 anos, para famílias, pessoas educadoras e toda a gente que assume variadíssimos papéis nas suas vidas.

Leitura Filipe Gaspar

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES

26 Março (Sábado)

16h00 Casado à Força

Grupo de Teatro ICM

M/12

40M

Entrada Livre

Esganarela, que não sabe a sua própria idade, quer casar com Dorimeno. Completamente apaixonada, pede a mão dele à mãe e o casamento vai celebrar-se naquela noite. No entanto, após uma breve conversa com o seu amado, Esganarela desconfia que a vida de casada pode não correr como ela imaginava, e inicia um processo para saber se faz bem dar este passo. Fala amigos, filósofos, ciganas, mas acaba exatamente na mesma, sem certezas em relação ao seu casamento. Será que se vai concretizar?

Autor Molière

Tradução Jorge Sena

Adaptação Sandra Ribeiro

Encenação

Sandra Ribeiro

Intérpretes Adriano Santos, Conceição Silva, Filomena Guedes, Iolanda Carvalho, Maria Cândida Correia e Noêmia Lavandeira

MAIA AO PALCO – MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES

27 Março (Domingo)

16h00 Sexta-Feira 13

Academia de Teatro

M/12

70M

Jorge e Cristina convidam um casal amigo para jantar. Mas a amiga chega sozinha, desfeita em lágrimas. Acaba de saber que o avião onde vinha o seu marido se despenhou no mar. Acompanhando as notícias com a potencial viúva para saber se o seu marido faz ou não parte dos sobreviventes, o casal recebe a notícia de que foi o grande e único vencedor do jackpot do Euromilhões dessa Sexta-feira 13. Mas têm de esconder a sua euforia. É de prever um sem número de reviravoltas durante este tão movimentado serão…

Esta comédia de sucesso já foi representada em teatros de todo mundo, desde Paris, Madrid, até Nova-Iorque, Los Angeles ou Miami…

Autor Jean-Pierre Martinez

Adaptação Pedro Graça

Encenação Pedro Graça

Interpretação Ana Carolina Ferraz, Ana Catarina Ferreira, Ana Filipa Moreira, Ana Filipa Torres, André Leite, Bárbara Noverça, Beatriz Dinis, Henrique Ferreira, Inês Lopes, Lucas Mitt, Mariana Pereira, M. Lobo Miranda, Rodrigo Pedra e Tiago Pereira Som e Luz Pedro Graça

17h30 Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2022

Oficina de Teatro da Maia/Teatro Art´Imagem

Fórum da Maia

M/6

15M

Entrada Livre

Leitura encenada da Mensagem do Dia Mundial de Teatro, pelos alunos da Oficina de Teatro da Maia 2020.

Direção da Leitura Pedro Carvalho Interpretação Alunos da Oficina de

Teatro da Maia 2020


Faixa Atual

Título

Artista